Caminhos do Tropeirismo
Conheça os caminhos do tropeirismo
Muitas das estradas que ligam os Estados brasileiros e os países vizinhos foram traçados pelo tropeiros. Eles possuiam 04 principais trajetos, que são conhecidos como Caminhos das Tropas e serviram para o traçado as demais rotas.
A rota que passava por nossa cidade é chamada de Caminho dos Ventos. Foi aberta em 1729, por Souza Faria, que saiu de Araranguá com destino à Cruz dos Tapes (atualmente São José dos Ausentes). Esse caminho tornou-se muito importante, pois conectava a Vacaria dos Pinhais ao caminho para a Feira de Sorocaba, para onde os animais como mulas e gado eram levados, assim como a tropeada de porcos, perus e outros animais que eram conduzidos à pé até a cidade de Araranguá e região.
Outra rota era o Caminho da Praia, que iniciava no RS a partir da entrada pelo Uruguai e seguia até Laguna, onde os animais eram despachados em navios ou seguiam pela estrada até os Estados de SP e RJ.
O 3º trajeto é o Caminho Real, que segue o traçado do 1º caminho até a cidade de Palmares, onde ele seguia em direção à cidade de Viamão, seguia por São Francisco de Paula em direção ao Passo do Matemático, já em Bom Jesus, e avançava em direção a Sorocaba.
O 4º caminho era a Estrada das Missões. A porta de entrada era a cidade de São Borja e na Vacaria dos Pinhais encontrava o Caminho Real. Este caminho já era usado de forma clandestina pelos tropeiros e deu início a diversas sendas, o que levou a uma mudança neste trajeto para a direção oeste e culminou na travessia do Rio Pelotas no Passo do Pontão.
Muitos dos trajetos criados pelos tropeiros seguem como estradas da nossa região. Por isso, visite-nos e conheça os caminhos por onde os tropeiros contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado.